terça-feira, 5 de janeiro de 2010


Mundo jovem !!!

2
O QUE VOU SER NO FUTURO???

A vida é marcada por escolhas em qualquer área da vida ,Dt 30. 19 -20. As escolhas determinarão o que seremos no futuro, se iremos sorrir ou lamentar . Escolher uma profissão é um grande passo, e é na adolescência que se costumar pensar, sonhar e a trilhar esse caminho nada fácil. Naturalmente vão surgindo questões como: qual a profissão eu escolho? Quais são os critérios que devo utilizar? E se de repente eu perceber que escolhi errado o que faço?
Essas e outras são indagaçães comuns para quem percorre esse caminho da busca vocacional.

Apesar de toda ansiedade ou agonia diante dessa escolha, devemos entender que, Deus está interessado em nos ajudar a encontrar a nossa vocação, pois quando fomos gerados Ele depositou em nós aptidões através das quais nos expressaríamos profissionalmente.
Assim, caro adolescente/jovem, você precisa conhecer mais: o seu temperamento, as suas aptidões naturais, as da sua família, os seu hobbys, etc. O caminho do autoconhecimento é fundamental para se fazer escolhas acertadas.

COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO

Quando se pensa em escolher uma profissão alguns aspectos da nossa vida devem ser observados,para que nos deem mais segurança na escolha profissional.Vejamos alguns :

QUAIS SÃO OS SEUS INTERESSES? Que coisas você tem prazer em
fazer ? Neste caso o seu hobby pode se transformar numa ótima profissão. Por exemplo,se você gosta muito de música, tem capacidade de ouvir uma melodia e não esquecer mais,tem um chamado,"ouvido absoluto "; e se tem a capacidade de organizar ou tocar uma música nunca tocada por você antes, poderá ser músico, cantor ou compositor.

QUAL É A SUA APTIDÃO OU APTIDÕES? As habilidades naturais também contam para essa importante escolha,pois é por meio da capacidade de usar o corpo de maneiras diferentes e hábeis, que se pode descobrir a vocação, como por exemplo para a educação física.

QUAL É A SUA PERSONALIDADE? Se você tem a capacidade de ouvir, compreender, se comunicar e se dar bem com os outros, você poderá ser pisicólogo,assistente social, advogado, político. Isso significa que o seu perfil pessoal dese se encaixar na escolha de sua profissão.

ALGUMAS DICAS. Escreva em um papel o que você faz e que lhe são prazerosas, que te deixam bem humorado. Por exemplo, se voc^r gosta de resolver problmes, cálculos, lidar com pessoas e etc. Observe e anote todas as profssões existentes em sua família. Em seguida anote também o que você faz que onsidere penoso, e o faz por obrigação. Depois procure conhecer a respeito dessas profissões mais profundamente, se possível observe o cotidiano do profissional da área de interesse e aó obsrve se sua personalidade e aptidões se encaixam nessa profissão. Você poderá ainda fazer uso dessas informações e procurar um pisicólogo que lhe aplicará um teste vocacional.