terça-feira, 20 de julho de 2010


Escola !!!

0

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR



Resumo
Este artigo se baseia na experiência da introdução da Informática em uma escola de São Paulo. Nesse enfoque, trabalharei a introdução da Informática como um processo e a importância da intervenção do coordenador de Informática na reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da Informática na educação.
I - Introdução
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Com esse artigo pretendo discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da Informática na escola, como: o ser humano e a tecnologia, Informática x currículo, o processo de introdução da Informática, a função do coordenador de Informática.

II - O Ser humano e a Tecnologia
Segundo FRÓES : “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relataKERCKHOVE , naPele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídospor técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

III - Informática x Currículo
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Entretanto esse assunto é polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com essa tecnologia, um processo um pouco caótico. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. Mas o que fazer nessa aula? E quem poderia dar essas aulas? A princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Entretanto esse apoio continuava vinculado a uma disciplina de Informática, que tinha a função de oferecer os recursos necessários para que os alunos apresentassem o conteúdo de outras disciplinas.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. E o que se percebe?! Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, do qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico.

A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a Informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática. Segundo: GALLO- (1994) “A organização curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.”

Dentro do contexto, qual seria a função da Informática? Não seria de promover a interdisciplinaridade ou, até mesmo, a transdisciplinaridade na escola?!

IV - Informática e Aprendizagem
JONASSEN (1996) classifica a aprendizagem em:
Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor;
Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem;
Aprender através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o LOGO);
Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.

( MARÇAL FLORES - 1996) “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”

“As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.” SANTOS VIEIRA

De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.

Para finalizar, BORBA (- 2001) que: “O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica’ . Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E , nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”

V - Os Professores e a Informática
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Para que isso ocorra! O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
GOUVÊA “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas...”
Más, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, devemos segundo FRÓES “mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente uma tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.”
Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
Mas o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica. Aí entra a figura do coordenador de Informática, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. Não basta haver um laboratório equipado e software à disposição do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo o pedagógico.

Justin Bieber !!!

1




Justin Drew Bieber (Stratford, 1 de março de 1994[3]) é um cantor de pop e R&B[4] canadense. Suas apresentações foram vistas no Youtube por Scooter Braun, que eventualmente se tornou seu agente. Braun levou Bieber para Atlanta, Geórgia, para conversar com Usher e logo ele assinou um contrato com a Island Records, onde começou sua carreira profissional.[1]

A primeira parte das duas[5] de seu álbum de estréia My World foi lançada em 17 de novembro de 2009.[6] Quatro singles bem-sucedidos foram lançados antes do álbum: "One Time", "One Less Lonely Girl", "Love Me" e "Favorite Girl", todas top 15 na Canadian Hot 100 e top 40 na Billboard Hot 100. Isso tornou Bieber o único artista da história da Billboard a ter quatro singles de um álbum de estréia posicionando no top 40 da Hot 100 antes do lançamento do álbum.[7] My World recebeu geralmente resenhas positivas dos críticos musicais e debutou na posição #6 da Billboard 200,[8] vendendo 137 mil cópias durante sua primeira semana,[9] o que foi o segundo melhor início de vendas de um novo artista em 2009.[5][10] O álbum também estreou na primeira posição da Canadian Albums Chart e ganhou o certificado de Ouro da CRIA em uma semana.[11][12] Menos de um mês após o lançamento, seu álbum foi certificado Platina no Canadá, pela venda de mais de 80.000 cópias no país.[13] Em janeiro de 2010, ganhou o mesmo certificado nos Estados Unidos, por vendas acima de um milhão de cópias.[14] Também foi certificado Prata no Reino Unido.[15] A segunda metade do álbum, My World 2.0, foi lançada em 23 de março de 2010 e estreou na primeira posição da Billboard 200, vendendo 283 mil cópias em sua primeira semana.[16] O primeiro single, "Baby", foi liberado em 18 de janeiro de 2010.

Justin foi nomeado a estrela mais quente pela revista J-14,[17] revelação do ano pela MuchMusic,[18] e listado pela Celebuzz no top 10 artistas revelados pelo Youtube da década.[19]

Biografia
Justin nasceu em Stratford, Ontário, e foi educado por sua mãe solteira, Pattie Mallette.[20][21] Ele tinha 12 anos de idade quando entrou em uma competição de canto local, ficando em segundo lugar.[1] Ele aprendeu sozinho a tocar piano, bateria, guitarra e trompete.[22] No final de 2007, Bieber e sua mãe começaram a postar vídeos no Youtube,[23] para que os membros de sua família e amigos que não haviam assistido suas apresentações pudessem vê-las, postando suas versões de músicas de Usher, Chris Brown, Stevie Wonder, Justin Timberlake, Ne-Yo e outros.[23]

Scooter Braun, ex-executivo de marketing da So So Def, viu seus vídeos e levou Bieber para Atlanta, Geórgia, onde ele encontrou o cantor e compositor de R&B Usher.[23] Uma semana mais tarde, Justin teve a oportunidade de cantar para Usher,[24] que lhe recomendou para uma audição com Antonio L.A. Reid na Island Records, que o contratou para a gravadora em outubro de 2008.[23] Justin Timberlake também estava interessado em assinar com Bieber, mas ele eventualmente assinou com Usher.[25] Justin e sua mãe se mudaram então para Atlanta, onde também moram Usher e Braun, para apoiar sua carreira. Bieber também falou em uma entrevista que ele fica frequentemente em sua casa em Stratford.[26]

Carreira musical
O primeiro álbum de Justin, My World, foi lançado em 17 de novembro de 2009. O álbum conta com o vocal de apoio de Usher, que aparece no videoclipe de "One Time", que foi seu primeiro single.[27] Bieber realizou uma turnê promocional para divulgar o single e esteve em várias estações de rádio. "One Time" alcançou a posição #12 na Canadian Hot 100 durante sua primeira semana, em julho de 2009,[23] e a #20 na Billboard Hot 100. Em 26 de setembro de 2009, "One Time" foi certificado Platina no Canadá.[28] Os três singles seguintes foram "One Less Lonely Girl", "Love Me" e "Favorite Girl", os dois últimos exclusivamente no iTunes, e ficaram posicionados no top 15 do Canadá e no top 40 dos Estados Unidos.

Bieber se apresentou em diversos programas como VMA 09 Tour da mtvU, o programa europeu The Dome, The Next Star, The Today Show,[22][29] The Wendy Williams Show, Lopez Tonight, The Ellen DeGeneres Show, It's On with Alexa Chung, Good Morning America, Chelsea Lately e 106 & Park com Rihanna. Bieber também fez uma participação em um episódio de True Jackson, VP, em 2009.[30] Em outubro de 2009, Justin foi votado como o 5º "Melhor Bom Exemplo de 2009" pela JSYK da AOL.[31]

Bieber fez uma performance para o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a primeira dama Michelle Obama na Casa Branca para o Christmas in Washington, um especial musical televisionado que beneficiou o National Children's Medical Center e que foi exibido em 20 de dezembro de 2009 na TNT.[32] Ele apresentou "Someday at Christmas", de Stevie Wonder, no programa. Ele se apresentou no 52º Grammy Awards em 31 de janeiro de 2010, com Kesha.

Justin abriu os shows da Fearless Tour de Taylor Swift no Reino Unido[33] e fez uma pequena turnê de cinco shows no Canadá, patrocinada pela Urban Behavior. Bieber confirmou que irá viajar para sua primeira turnê completa em algum momento de 2010,[34] e que vai abrir novamente o show de Taylor Swift quando ela se apresentar no Gillette Stadium durante o concerto anual para o vencedor do prêmio CMA Entertainer of the Year.[35] Justin foi convidado para participar como um dos vocalistas na regravação de We Are The World em benefício das vítimas do terremoto no Haiti, denominada "We Are the World 25 for Haiti", onde canta a primeira linha - originalmente de Lionel Richie.[36] Ele também participou de outro projeto pela mesma causa, composto apenas por artistas canadenses, creditados como Young Artists for Haiti, que gravaram a canção "Wavin' Flag", de K'naan.[37]

Discografia
Ver página anexa: Discografia de Justin Bieber
My World (2009) – EP
My World 2.0 (2010)
Filmografia
Ano Título Papel Notas
2009 True Jackson, VP Ele mesmo Participação especial
2010 Silent Library
School Gyrls

Referências
1.↑ a b c Mitchell, Gail (28-04-2009). Usher Introduces Teen Singer Justin Bieber. Billboard. Página visitada em 23-07-2009.
2.↑ MTV- Justin Bieber artist profile. Página visitada em 22-12-2009.
3.↑ Anderson, Kyle. "Justin Bieber Joins The Ranks Of Youngest 'SNL' Performers", MTV, 22-02-2010. Página visitada em 24-02-2010.
4.↑ Collar, Matt. allmusic ((( Justin Bieber > Overview ))). Allmusic. Macrovision Corporation. Página visitada em 21-10-2009.
5.↑ a b Justin Bieber reigns supreme!. Def Jam. Página visitada em 03-02-2010.
6.↑ Justin Bieber: Just want to clear up the rumors…. Twitter. Página visitada em 03-02-2010.
7.↑ Official News: Good Morning America and My World Pt 2. Island DefJam (13-11-2009).
8.↑ Billboard 200, Week of December 5, 2009. Nielsen (26-11-2009).
9.↑ John Mayer tops album chart; Norah Jonas and Justin Bieber, not too shabby. Entertainment Weekly (25-11-2009).
10.↑ Justin Bieber Twitter Status, November 26, 2009. Justin Bieber, Twitter. Página visitada em 03-02-2010.
11.↑ Canadian Albums Chart, Week of December 5, 2009. Nielsen (2009-11-26).
12.↑ Justin Bieber tops album chart: PHOTO, November 25th, 2009. celebrifi.com (2010-02-27).
13.↑ Anderson, Kyle. "Justin Bieber Returns Home To Serenade Fans For The Holidays", MTV.com, 23-12-2009. Página visitada em 24-12-2009.
14.↑ Justin Bieber RIAA album certifications. RIAA. Página visitada em 11-01-2010.
15.↑ Justin Bieber BPI album certifications. BPI. Página visitada em 14-02-2010.
16.↑ Caulfield, Keith (31-03-2010). Justin Bieber Tops Billboard 200 With 'My World 2.0' (em inglês). Billboard. Página visitada em 31-03-2010.
17.↑ J-14's Hottest Stars of 2009. J-14 (31-12-2009). Página visitada em 07-01-2010.
18.↑ Newcomers of the Year. MuchMusic.com (03-01-2010). Página visitada em 07-01-2010.
19.↑ Top 10 YouTube Stars of the Decade. Celebuzz (29-12-2009). Página visitada em 07-01-2010.
20.↑ Justin Bieber is Living the Tween Idol Dream. New York Times.
21.↑ Justin Bieber's 'Time' Is Now. Billboard.
22.↑ a b "The Today Show + Justin Bieber = Awesome", Island DefJam, 11-09-2009. Página visitada em 22-09-2009.
23.↑ a b c d e Herrera, Monica (2009-07-19). "Time" is right for teen singer Justin Bieber. Reuters. Billboard. Página visitada em 22-07-2009.
24.↑ Neon Limelight Interviews: Usher Protegé Justin Bieber: Accidental Star. Neon-Limelight.com (08-11-2009). Página visitada em 08-11-2009.
25.↑ Vena, Jocleyn (13-09-2009). Justin Bieber's Debut Album Isn't Just About Teen Love. MTV. Página visitada em 13-09-2009.
26.↑ Asher Roth Shouts Out Justin Bieber's Rap Skills At The Woodie Awards. MTV (01-12-2009).
27.↑ Greenblatt, Leah (08-07-2009-07-08). Justin Bieber: Will ‘One Time’ make him this summer’s underage Romeo?. Entertainment Weekly. Página visitada em 23-07-2009.
28.↑ Anderson, Kyle (28-09-2009). Justin Bieber Goes Platinum in Canada, Preps Second Single. MTV. Página visitada em 28-09-2009.
29.↑ Justin Bieber performs "One Time" live on mtvU's VMA Tour 2009. MTV.com. Página visitada em 28-09-2009.
30.↑ "Justin Bieber to Guest Star on True Jackson VP!".
31.↑ Miley Cyrus Voted Worst Celebrity Influence Of 2009, Selena Gomez Is Among The Best » Hollywood Crush
32.↑ Justin Bieber joins Mary J Blige and others for 'Christmas In Washington' (02-12-2009).
33.↑ "Justin Bieber Joins Taylor Swift UK TOUR".
34.↑ A Pop Star At 15. Entertainment Weekly (30-10-2009).
35.↑ Taylor Swift Takes Kenny Chesney's place in New England (07-12-2009).
36.↑ 'We Are The World' Remake Brings Lil Wayne, Kanye West, Pink, Usher, More Together For Haiti. MTV (02-02-2010). Página visitada em 02-02-2010.
37.↑ Lasky, Jane (13-03-2010). Justin Bieber, Avril Lavigne and 55 other recording artists sing for Haiti (video, photos). Examiner. Página visitada em 14-03-2010.
Ligações externas
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Citações no Wikiquote
Categoria no Commons

CommonsWikiquote
Página oficial
Justin Bieber no MySpace
Justin Bieber no Youtube
Justin Bieber no Twitter